A atuação do podólogo na equipe multidisciplinar e o impacto das úlceras venosas na qualidade de vida dos pacientes

Contenido principal del artículo

Kátia Plais
Cinara Andreia dos Santos
Ana Paula de Oliveira Martins
Jéssica Carolina Santos
Jheniffen da Silva Santos
Josinara Gonçalves da Souza
Patrícia da Silva
Vitória Carolina da Silva Moreira
Christiana Vargas Ribeiro

Resumen

As úlceras venosas são lesões de pele comuns nos membros inferiores, causadas por problemas circulatórios. Devido a sua complexidade, necessitam do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Neste contexto, o podólogo presta grande contribuição no atendimento primário desses pacientes pois, através de uma avaliação criteriosa dos membros inferiores, pode tratá-los e encaminhá-los ao especialista adequado. Neste estudo, foi realizada uma pesquisa de artigos científicos na base de dados do Google Acadêmico e SciELO, com o objetivo de determinar o processo de formação e desenvolvimento das úlceras venosas nos membros inferiores. Foram explanados os mecanismos através dos quais o indivíduo pode adquirir essas lesões, e foram discutidos os impactos ocasionados na rotina do paciente. A partir da análise dos artigos, foi verificado um resultado positivo quando há o trabalho da equipe multidisciplinar no atendimento ao paciente, buscando soluções e a melhora de sua qualidade de vida; e o podólogo auxilia na prevenção desta condição patológica conforme citado acima.

Detalles del artículo

Cómo citar
Plais, K. ., Andreia dos Santos, C. ., de Oliveira Martins, A. P. ., Carolina Santos, J. ., da Silva Santos, J. ., Gonçalves da Souza, J., da Silva, P. ., da Silva Moreira, V. C. ., & Ribeiro, C. V. (2021). A atuação do podólogo na equipe multidisciplinar e o impacto das úlceras venosas na qualidade de vida dos pacientes. REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA, 3(1), 1 - 4. https://doi.org/10.36271/iajp.v3i1.55
Sección
PUBLICACIÓN EN FLUJO CONTINUO
Biografía del autor/a

Kátia Plais, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Cinara Andreia dos Santos, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Ana Paula de Oliveira Martins, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Jéssica Carolina Santos, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Jheniffen da Silva Santos, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Josinara Gonçalves da Souza, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Patrícia da Silva, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Vitória Carolina da Silva Moreira, Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Instituto Educacional São Camilo de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2