Sobre a Revista

A REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA tem por missão publicar artigos científicos relevantes no sentido mais amplo dos diferentes aspectos das ciências da saúde. Interagir com diferentes profissionais e instituições para divulgar e fomentar a produção científica na área de Podologia. Direciona-se a profissionais, professores e estudantes que atuam nesse ramo de estudo. Tem periodicidade quadrimensal com artigos avaliados por membros do conselho editorial e avaliadores ad hoc. A Revista Ibero-Americana de Podologia, publica textos inéditos, na forma de artigos que abordem pesquisas científicas, o quais são de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista do conselho editorial. Enquanto revista científica, a Ibero-Americana de Podologia, em sua avaliação preliminar analisará: 1. Se o texto segue os padrões de estilo e padrões bibliográficos de um artigo científico; 2. Se o artigo deixa claro sua metodologia, baseada nas referências bibliográficas; 3. Se os autores, para garantir o estado da arte, citam, em seu referencial teórico um número mínimo, mas suficiente de referências recentes (se até 10 anos) extraídas quer de revistas científicas nacionais e internacionais; 4. Se as referências atendem em conformidade o sistema autor-data da norma ABNT NBR 10520/2001 (p.4).

Processo de avaliação pelos pares

A REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA, ao adotar o processo de avaliação prévia dos artigos, tem por objetivo o aprimoramento destes mediante colaboração com os autores. A REVISTA IBERO-AMERICANA DE PODOLOGIA somente aceita artigo para apreciação se este for inédito e não estiver sendo submetido a outro periódico. O processo de avaliação consta de duas etapas: Primeira: uma avaliação preliminar pelo conselho editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial de revista e uma qualidade científica básica conforme o escopo: Segunda: a avaliação por dois pareceristas para decisão final sobre sua aceitação ou não. Os avaliadores ou pareceristas são orientados a apresentar sugestões construtivas relacionadas à forma e ao conteúdo, em tempo hábil, para que sejam publicados no menor período de tempo possível. Após a aprovação pelos pareceristas, o artigo passa por uma revisão de gramática, vocabulário, coesão, clareza e fluidez de leitura. Os artigos aprovados são levados à reunião junto ao Comitê Editorial para a preparação da revista . O autor será informado sobre o andamento do processo via e-mail.

Periodicidade

Periódico científico temático de formato eletrônico. A Revista Ibero-Americana de Podologia é uma publicação de fluxo contínuo. Os formatos adotados para recepção dos textos deverão ser conforme as normas de submissão da revista. A publicação dos artigos acontece no site da revista www.iajp.com.br, exclusivamente em formato PDF.

Taxa de Processamento de Artigos

Todos os artigos publicados em nosso periódico têm acesso aberto e estão disponíveis gratuitamente on-line, imediatamente após a publicação. Isso é possível graças a uma taxa de processamento de artigos (TPA) que abrange a gama de serviços de publicação que fornecemos. Isso inclui o fornecimento de ferramentas on-line para editores e autores, produção e hospedagem de artigos, contato com serviços de abstração e indexação e atendimento ao cliente. A TPA, deverá ser paga quando  seu manuscrito for aceito editorialmente e antes da publicação. Para mais informações e detalhamento  acesse TPA

Política e acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

A Revista Ibero-Americana de Podologia, usa o LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Direitos Autorais  | Atribuição CC - BY | Declaração de Acesso Aberto (AA)

A Revista Ibero-Americana de Podologia provê Acesso Aberto (AA) aos conteúdos de suas publicações. O conteúdo das publicações compreende artigos de pesquisa, artigos de revisão, comunicações relacionadas à pesquisa, estudos de caso, editoriais e outros tipos de texto que são geralmente identificados como documentos dos quais e publicação são de inteira responsabilidade de seus autores. A formalização do Acesso Aberto nos níveis dos artigos, é realizada por meio da especificação de uma atribuição de acesso do sistema Creative Commons (CC) que promove o reuso e distribuição dos artigos indexados em seus periódicos. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Particularmente com relação à licença CC-BY, é preciso destacar que, por ser o tipo de licença mais aberta tanto com relação às permissões e acessos, também é a licença que permite o uso dos conteúdos para fins comerciais. Isso significa que terceiros podem obter lucros com o trabalho alheio a qualquer momento, sem que o criador tenha qualquer controle. Ver o Resumo da Licença | Ver o Texto Legal

Indexação e Catálogo

A Revista Ibero-Americana de Podologia, conforme sua estratégia de aumentar a exposição e o fator de impacto dos artigos, busca o cadastramento em catálogos indexadores. Além disso, seus autores disponibilizam artigos livremente em redes sócias profissionais/acadêmicas. Já indexados junto à Crorref (DOI), Latindex, Google Scholar, Dreitos Autorais  | Atribuição CC - BY. 

Corpo editorial científico

O Corpo Editorial Científico ou Conselho Editorial é formado por professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com reconhecimento no meio acadêmico. Parte dos seus membros atuam nas diversas áreas da  Revista Ibero-Americana de Podologia, mas de forma não coletiva, ou seja, sem previsão de reuniões ordinárias (presenciais ou virtuais) para tratar de questões pautadas. Seguindo o modelo comum a revistas científicas nacionais, não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a Revista Ibero-Americana de Podologia, e com o Instituto de Científico de Podologia (ICP) na responsabilidade pela publicação da revista. A participação de cada membro na revista se dá de forma individual, por meio de uma articulação do Editor e da Comissão Editorial. Cientificamente, os membros do Conselho atuam como conselheiros do Editor e da Comissão Editorial divulgando a revista, sugerindo aperfeiçoamentos na política editorial e estratégias para atuação no meio acadêmico e profissional. Esperam-se dos conselheiros manifestações sobre a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura esperada de uma revista científica. Como o Conselho Editorial está afastado do processo de mediação de artigos (não tendo acesso aos metadados dos artigos em avaliação), não supervisiona nem interfere no processo editorial, podendo assim submeter artigos a Revista Ibero-Americana de Podologia e participando do processo como qualquer outro autor.

Comitê de política editorial

Ao Comitê de Política Editorial compete a gestão operacional da revista. É ele, em consenso com o ICP, que define o editor chefe da revista.

Editor chefe

O editor coordena o processo editorial e promove o desenvolvimento dos autores e avaliadores da publicação. Seu compromisso é que o periódico ofereça o que houver de melhor em termos de conhecimento novo dentro da área temática, observando, no processo de seleção dos artigos, os mais elevados padrões éticos.

Equipe editorial

A equipe editorial é composta pelo editor-chefe e pelos editores associados por área temática.  Os editores associados são colaboradores muito próximos do editor, com envolvimento significativo no dia a dia do processo editorial. Em termos de atribuições, podem tomar a decisão final de publicar ou não um trabalho em sua área específica.

Ética de publicação

O editor desempenha um papel central no controle ético do processo de avaliação e publicação da pesquisa científica. Assim a Revista Ibero-Americana de Podologia, se preocupa com a questões éticas dos artigos pulicados em suas edições, solicitando a todos os autores com trabalhos que envolvam direta ou indiretamente seres humanos, a avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de competência junto ao autor. “Ética não é código nem lei! Somos éticos porque temos valores pelo o que fazemos”.

Política de Plágio
As suposições do plágio são: a) apresentar trabalhos de outros como seu; b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento; c) não usar aspas em uma citação literal; d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la; e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.
Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes: a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio; b) publicação duplicada; e c) conflitos de autoria.
Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio. A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio e ou similaridade.
Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.
Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.

Editor Chefe