Avaliação in vitro da ação do ozônio em Staphylococcus aureus
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Staphylococcus aureus faz parte da microbiota da pele, é uma bactéria resistente a várias ações medicamentosa, dificultando cicatrizações de úlceras e feridas. Este trabalho foi realizado com a finalidade de avaliar o efeito do gás ozônio sobre o S. aureus. A metodologia empregada foi o teste de difusão em Agar, e através de análises e resultados observamos o alto efeito bactericida do gás ozônio.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais | Atribuição CC - BY
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Particularmente com relação à licença CC-BY, é preciso destacar que, por ser o tipo de licença mais aberta tanto com relação às permissões e acessos, também é a licença que permite o uso dos conteúdos para fins comerciais. Isso significa que terceiros podem obter lucros com o trabalho alheio a qualquer momento, sem que o criador tenha qualquer controle. Ver o Resumo da Licença | Ver o Texto Legal
Referências
QUARESMA, T. C. Aplicação de ozônio e ultrassom na desinfecção das mãos de profissionais da saúde. São José dos Campos, SP: UNICASTELO. 2013. p. 32-38. 2014. 2. MURRAY, P. R.; ROSENTHAL, K. S.; KOBAYASHI, G. S.; PFALLER, M. A.; Microbiologia Médica. Rio de Janeiro,RJ: GUANABARA. 2000. 3ºed, p. 129. 4. MARTINS, A.; SILVA, J.T.; GRACIOLA, L.; FRÉZ, A. R.; RUARO, J. A.; MARQUETTI, M. G. K; et al. Efeito bactericida do gerador de alta frequência na cultura de Staphylococcus aureus. Foz do Iguaçu, PR: Rev. Fisioter. Pesq. 2012; 19 (2): 153-7. 3. Ozone & Life; Disponível em: www.ozonelife. com.br. Acesso em 15 de agosto de 2019. 5. VELANO, H. E.; NASCIMENTO, L. C.; BARROS, L. M.; PANZERI, H. et al. Avaliação in vitro da atividade antibacteriana da água ozonizada frente ao Staphylococcus aureus. Rev. Odont. Bras. 15(1): 1822, 2001. 6. BORK, K; BRAÜNINGER, W. Dermatologia Clínica Diagnóstico e Terapia. São Paulo,SP: Manole. 1998 1° ed. p. 151.