Melanoma maligno tipo lentiginoso acral in situ em homem adulto: relato de caso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Fundamento: A incidência e a mortalidade por melanoma cutâneo vêm aumentando em todo o mundo. Os registros brasileiros de bases populacionais não refletem precisamente a real dimensão do problema.
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi descrever a importância da Podologia e do Podólogo na detecção do Melanoma e o relato de caso de um homem adulto de 69 anos.
Método: Foi feita uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica.
Resultado: Ficou evidenciada a importância do exame de anatomia patológica no diagnóstico precoce da doença e a participação inicial do podólogo.
Conclusão: É determinante a qualificação do profissional da podologia, sem o qual neste caso, o paciente poderia ficar sem a orientação inicial que o levou a diagnóstico precoce e cura.
Detalhes do artigo
Direitos Autorais | Atribuição CC - BY
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Particularmente com relação à licença CC-BY, é preciso destacar que, por ser o tipo de licença mais aberta tanto com relação às permissões e acessos, também é a licença que permite o uso dos conteúdos para fins comerciais. Isso significa que terceiros podem obter lucros com o trabalho alheio a qualquer momento, sem que o criador tenha qualquer controle. Ver o Resumo da Licença | Ver o Texto Legal
Referências
2. ALMEIDA FA, ALMEIDA GOO, MICHALANY NS. Melanoma cutâneo. Aspectos clínicos. In: Neves RG, Lupi O, Talhari S, editores. Câncer de pele. Rio de Janeiro: Medsi; 2001. p.226-32.
3. SOLÍS-ARIAS MP, LAMMOGLIA-ORDIALES L, TOUSSAINT-CAIRE S, GALVÁN-MARTÍNEZ I, FONTE-ÁVALOS V. Melanoma primário múltiple (MMP) sincrónico: caso clínico y revisión de la literatura. Gaceta Médica de México. 2014;150:101-5.
4. GBM. Grupo Brasileiro de Melanoma: Juntos Contra o Melanoma, Disponível em: http://www.juntoscontraomelanoma.com.br/ Acessado em: 18 de Abril de 2018.
5. GUYTON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica, 12º Edição Rio de Janeiro, RJ: Editora Elsevier 2011.
6. JUNQUEIRA,L.C.U.& CARNEIRO,J .Histologia Básica.6º Edição Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara Koogan, 1985.
7. LUPI, OMAR; CUNHA, PAULO R. Rotinas de Diagnóstico e Tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2ºEdição, Itapevi, SP. Editora AC Farmacêutica, 2013.
8. MICHALANY, JORGE. Anatomia Patológico Geral. Editora Artes Médicas Santos,1995.
9. ROTTA, OSMAR: Dermatologia, Clinica, Cirúrgica e Cosmiatrica.1º Edição, Barueri, SP: Editora Manole, 2008.
10. SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64 Acessado em: 21 de maio de 2018.